Aplicativos de supermercados estimulam descontos para os usuários

O inquérito de varejo de alimentos, realizado pela CVA Solutions, mostra cadeias com maior força de marca e valor percebido pelo consumidor. Entre eles os aplicativos garantem códigos de descontos, fidelidade do cliente ou bonificam os consumidores de outras maneiras. O mais conhecido deles é o cupom Extra,um supermercado popular em todas as cidades brasileiras.

Embora gostem de ir à loja, os brasileiros estão cada vez mais usando as aplicações para compras em supermercados. De acordo com a pesquisa de alimentos de Varejo realizada pela CVA Solutions, a avaliação deste setor pelos consumidores coloca os supermercados em 10º lugar, com uma pontuação de 8,51, entre as 50 categorias pesquisadas.

A nona edição do estudo, foi realizada em outubro de 2019, com de 7.600 pessoas de todo o país, e um dos destaques é a Força da Marca de pontos de venda, tais como Atacadão e Assaí, que lidera este item, além de Maxxi, Bourbon, Savegnago e Guanabara. O principal objetivo deste inquérito é compreender a estrutura do valor percebido para o comprador, medir a posição competitiva dos jogadores e identificar vantagens competitivas sustentáveis.

De acordo com a pesquisa, os supermercados regionais continuam a liderar em valor percebido, destacando as cadeias Maxxi, Bourbon, Savegnago e Guanabara. Quanto à força Da Marca, medida pela atração e rejeição de clientes e não-clientes, Atacadão, com 14,6% lidera pela sexta vez. Em seguida, vem Assaí com 8,8%, Extra (4,1%), mais Walmart e Carrefour.

Quanto ao uso de aplicações de compras e programas de fidelidade, a pesquisa mostra que o número de pessoas que as usaram para fazer compras, entre 2017 e 2019, passou de 9,9% para 20,1%, respectivamente. Os aplicativos de supermercados são usados por 78,2% dos entrevistados, com 54,4% deles acessando a plataforma de sua cadeia preferida e outros 23,8% dos outros. Além disso, 27% já compraram através da Internet, com Extra em primeiro lugar, seguido por Carrefour e Sugar Loaf.

Os programas de fidelidade continuam a crescer, onde 25% das pessoas entrevistadas participam e o destaque é o Pão de Açúcar, com o programa Cliente Mais, com 73,4% dos membros. Entre os supermercados que podem ser recomendadas pelo consumidor para parentes e amigos, o Bourbon é o líder de 92,2%, seguido por Maxxi com 76.8%, além de Guanabara, Savegnago, Atacadão e Assaí.

Para 30% dos entrevistados não houve problemas nas lojas a que compareceram nos últimos 12 meses. No entanto, as queixas mais comuns são: Fila de check-out (29,8%), falta de produto (21,7%), estacionamento lotado (15,8%), produto sem preço (12%), produto com um preço diferente do sinalizado (10,9%), falta de atendentes (9,2%), entre outros. Entre as cadeias com menos problemas relatados estão Bourbon, Carrefour Bairro, Zaffari e Angeloni.

Classificação dos melhores aplicativos para códigos de descontos

Valor percebido custo-benefício percebido:

  • Bourbon
  • Savegnago
  • Guanabara
  • Coop
  • Bergamini
  • Maxxi
  • Zaffari
  • Carrefour
  • Atacadão
  • Angeloni
  • Walmart
  • Carrefour
  • Açaí
  • Big
  • Carrefour Express
  • Makro
  • Condor
  • Supermercados BH
  • DB