Um ambiente econômico frágil experimentado durante o período de revisão levou a um cenário desfavorável para os gastos dos consumidores no Brasil, resultando em declínio, em seguida, estagnação em termos de expansão de mercado para supermercados entre 2016 e 2018, e um desempenho de vendas de valor não dinâmico em 2018. Os brasileiros mostraram uma mudança notável em seus hábitos de compra durante este tempo, com o aumento da demanda de consumidores pressionados pelo tempo levando a um crescimento mais forte para lojas de conveniência, enquanto consumidores sensíveis ao preço se inclinavam para os descontos.
Apesar de um desempenho pouco dinâmico em 2018, os supermercados, como os varejistas de mercearia tradicionais e as farmácias, mostraram-se bastante resistentes à recessão econômica, com a sua principal oferta a continuar a ser dominada por produtos de mercearia em comparação com a quota de baixo valor detida por não Mercearias. Por conseguinte, com uma revisão da infra-estrutura em termos de espaço de saída e a tentativa de oferecer uma experiência de saída mais conveniente e mais rápida para os consumidores, o canal conseguiu resistir à tempestade da recessão económica.
Grandes cadeias retalhistas, como a Cia Brasileira de Distribuição e, em particular, a Carrefour, investiram em parcerias ou mesmo na compra de Supermercados regionais para expandir ainda mais as suas redes. O objectivo desta estratégia é reforçar a sua presença nas zonas rurais, numa altura em que muitos supermercados se concentram nas zonas urbanas, aproveitando assim a localização fragmentada destas cadeias regionais para aumentar a sua penetração no comércio retalhista em todo o país.
Apesar de perder parte de valor para jogadores dinâmicos menores como Irmãos Muffato e Cia Ltda (Super Muffato) e Comercial Dahana Ltda (Super Nosso) em 2019, a Cia Brasileira de Distribuição SA manteve a sua liderança global de Supermercados em termos de vendas de valor e em número de pontos de venda. Enquanto a sua marca líder, o Pão de Açúcar, fechou uma loja em 2019, a grande varejista continuou o processo de conversão de seu Supermercado Extra em banners do Mercado Extra e Compre Bem, com o Mercado Extra registrando impressionante crescimento do valor atual de três dígitos em 2019.
Cadeias de supermercado que estimulam a lealdade dos consumidores
Embora mantendo-se abaixo nos rankings dos supermercados, o Carrefour Comércio e Indústria continuou a reforçar o seu posicionamento global e a registar mais um ano de vendas de grande valor em 2019. O retalhista anunciou que os clientes que utilizam o seu cartão de crédito para efetuar uma compra em qualquer ponto de venda do Carrefour, incluindo todos os hipermercados, supermercados, lojas de conveniência ou farmácias, estariam isentos do pagamento da taxa fixa anual do seu cartão se o utilizassem mensalmente.
A fim de criar uma operação conjunta de varejo que se concentra na regionalização, o Carrefour Comércio e Indústria e o Comercial Dahana Ltda (Super Nosso) anunciaram uma parceria estratégica em Minas Gerais, que é um dos cinco principais estados economicamente desenvolvidos do Brasil. Com este novo modelo de Negócio, 17 lojas Carrefour Bairro localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte funcionarão sob a bandeira do Super Nosso e seguirão os padrões operacionais deste último, uma vez que possui um posicionamento mais premium.